terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CRESCE O NUMERO DE ANTENAS PARABOLICAS




É surpreendente o número de antenas parabólicas instaladas em todo país. A região nordestina se destaca das demais e é aqui no Nordeste onde mais se vende parabólicas no Brasil. Segundo levantamentos feitos recentemente, o nordestino, mesmo aqueles residentes nos mais distantes vilarejos da região, não deixa faltar uma antena parabólica em sua casa.

Em muitas casas o rádio deu lugar a TV, que recebe os sinais da parabólica sem chuvisco e a variedade de canais fascina quem mora na zona rural. As informações que antes eram raras a eles, hoje chegam diariamente em milhões de lares em tempo real. Mesmo nas cidades, o número de parabólicas lidera em comparações com as antenas comuns. Tudo isso se deve ao marasmo das emissoras afiliadas das grandes redes que, ao longo de décadas, desprezaram o interior, dando preferência as capitais e as regiões metropolitanas. Em Juazeiro do Norte se vende em média 50 Antenas Parabólicias por dia.

O Piauí, por exemplo, é o estado que se destaca com o maior número de antenas parabólicas instaladas no Nordeste. Picos, importante cidade piauiense quase na divisa do Ceará, ganhou o título de “capital das parabólicas”. No Brasil existem mais de 30 milhões de antenas parabólicas instaladas. Em muitas localidades, principalmente na zona rural ou em pequenos municípios do interior é difícil encontrar uma casa sem parabólica. No Ceará, muitas cidades só recebem em canal aberto um ou dois sinais de TV e com qualidade razoável. Por isso, nessas localidades, a maioria das residências tem antena parabólica apontada para o satélite StarOne C2 da Embratel. Esse satélite foi lançado em 2008 e possibilitou uma grande melhoria na recepção dos canais, por ele ser mais potente e moderno que o antigo BrasilSat. Quem tem receptor digital, recebe mais canais.

Atualmente existem 31 canais disponíveis na parabólica, com uma grande variedade que vai, desde educativos a populares, uma opção econômica para quem não tem condições de pagar altas mensalidades de TV por assinatura. Hoje, o preço de uma antena parabólica varia entre R$ 250,00 e R$ 300,00 e pode ser financiada em dez vezes. Nas residências com parabólicas só chegam noticias geradas no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, o que deixa o usuário distante da realidade local. Em Assaré, na localidade conhecida por Sitio Caldeirão, Antonia Pereira Damasceno se orgulha de ter comprado sua parabólica logo que a energia elétrica chegou onde ela reside.

Morando numa casinha muito simples, Antonia Damasceno improvisou a instalação da antena parabólica numa estaca em frente de sua casa e disse que foi a melhor coisa que comprou até hoje. “Aqui nós temos reza, filmes, novelas e muita coisa bonita o dia todo”. Antonia disse ainda que “nós não perdemos nenhuma missa do meu Padim Ciço no dia 20 e minha sala fica cheia de gente pra rezar durante a missa”. Somos cativos da TV Século 21 e adoramos as pregações do Frei Rinaldo. Finalizando ela afirmou que “mesmo nesse fim de mundo onde nós moramos, ficamos sabendo de tudo que se passa por todo canto”.

Fonte: Miséria


Nenhum comentário:

Postar um comentário